Jornal de Roraima
ÚLTIMAS Jornal de Roraima 
 (95) 3625-5190
institucional  |  contato
   | 

Primeira Vez

Laboratório do HGR conquista certificação de qualidade em diagnósticos

A certificação foi conquistada após a análise de uma série de critérios exigidos pelo Programa, como a taxa de acertos acima de 81% durante 12 meses consecutivos.

  Por Imprensa
  10/01/2018 às 21h19
O chefe da Divisão de Qualidade, Larrone Souza, contou que o certificado foi obtido por meio de um intenso trabalho em equipe. | Foto: © Ascom/Sesau

A partir de agora os resultados de exames realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas do HGR (Hospital Geral de Roraima) virão com uma etiqueta de qualidade, o selo de excelência do PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), que garante a confiabilidade destes diagnósticos.

A certificação foi conquistada após a análise de uma série de critérios exigidos pelo Programa, como a taxa de acertos acima de 81% durante 12 meses consecutivos.

Durante um ano, o laboratório enviou ao Programa amostras de todos os exames realizados para avaliação. Após a análise, o PNCQ constatou que as amostras estavam dentro dos padrões exigidos, confirmando os resultados eficientes já constatados pelo próprio setor. Há três anos, o laboratório criou um setor específico para controle de qualidade, o que não existia até então.

O chefe da Divisão de Qualidade, Larrone Souza, contou que o certificado foi obtido por meio de um intenso trabalho em equipe. “O selo é resultado do esforço e dedicação de todo o time do nosso laboratório, que participou de treinamentos e congressos, além do curso do próprio PNCQ”.

O PNCQ avalia, além das amostras enviadas, equipamentos usados no processo e conhecimento técnico das equipes. A próxima meta é conquistar o selo de bronze, mantendo a nota por 3 anos consecutivos.

INVESTIMENTO – Para o gerente do laboratório, Reinaldo Costa, a contratação de novos servidores foi uma medida essencial para a obtenção do certificado e aumento no número de exames. “Isso trouxe estabilidade, pois proporciona uma equipe fixa que pode dar continuidade ao trabalho já iniciado, sem substituições de funcionários”, explicou.

Atualmente, o laboratório do HGR é o maior do Estado em análises clínicas e possui notas superiores aos laboratórios privados, sendo inclusive referência para outras unidades locais.

A demanda no setor registrou um aumento de 30% em apenas um ano. Em junho de 2016, foram realizados 52 mil exames. Um ano depois, foram 72 mil exames em apenas um mês.

Fonte: Governo de Roraima
Artigo: SECOM RR - Fotos: Ascom/Sesau

Jornal de Roraima

Seja o primeiro a comentar esta matéria!

Deixe um comentário

Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.

(caracteres restantes: 1000)
* Campos obrigatórios!

Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Jornal de Roraima
Jornal de Roraima
2017 © Todos os direitos reservados.
Conheça nossa política de privacidade.
Agência Telos