As aulas na rede municipal de ensino se iniciaram nesta segunda-feira, 29. E com isso, o fluxo de veículos aumenta consideravelmente, o que requer aos condutores de veículos maior prudência. Por conta disso, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) está levando mais esclarecimentos aos pais de alunos a respeito dos cuidados necessários na hora de conduzir seus filhos. A primeira escola atendida foi a Ana Sandra Nascimento Queiroz, no bairro Cidade Satélite.
A ação educativa é conduzida pela Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet), que durante as primeiras abordagens já se deparou com uma série de infrações cometidas por pais de alunos. A principal delas é a prática de se levar mais de um passageiro na garupa de motocicletas, sendo que em muitos casos, crianças eram flagradas sem capacete.
Para a diretora da Depet, Maria Dinalva, a segurança das crianças deve ser prioridade para os pais, em vez da pressa. Para isso, é preciso buscar formas de conduzi-los de forma que não ofereça riscos à vida dos pequenos. “Em vez de levar duas crianças numa mesma motocicleta, o ideal seria o pai ou mãe acordar mais cedo, deixar uma criança na escola e depois voltar para buscar a outra”, recomenda.
Dinalva esclarece que pelo Código de Trânsito Brasileiro, crianças menores de sete anos não podem andar na garupa de motocicletas, ainda que utilizando capacete. “Os pais podem, nesses casos, ir de lotação ou fretar um transporte escolar, para que a criança vá e volte da escola em segurança. Pode ser algo mais custoso, mas é preciso se atentar para o fato de que a vida dos filhos deve ser prioridade”.
A Depet também orienta quanto ao uso das cadeirinhas, nos carros, proposta a crianças até sete anos. Além disso, o uso de cinto de segurança, estacionamento em local adequado e não estacionar em cima da faixa de pedestres são outras das principais recomendações dadas aos motoristas. Mesmo sendo ações educativas, os casos extremos de infração podem ser autuados pelos agentes de trânsito.
Além dos motoristas e motociclistas, quem faz uso da bicicleta para se locomover também tem regras a serem seguidas. “A ciclovia é o mais recomendado, mas se a via não possuir, o ciclista deve seguir pela calçada, sempre redobrando a atenção na hora de atravessar a rua. E se tiver que passar pela faixa de pedestres, devem todos os passageiros descer do veículo, dar o sinal aos motoristas e seguir a pé pela faixa”.
As ações educativas vão acontecer ao longo da semana pelas escolas Carmem Eugênia, Teresa Maciel, Instituto Federal de Roraima (IFRR) e. Além disso, o Departamento de Engenharia de Trânsito da SMST está revitalizando as faixas de pedestres nas proximidades das escolas, tanto da rede municipal, quanto estadual e federal.
Deixe um comentário
Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.