O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios abriu as portas nesta quinta-feira, 1, para os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Conviver), do Cras Centenário. 50 crianças entre seis e 12 anos foram conhecer um pouco da fauna e flora de Boa Vista pelas trilhas do Bosque.
De acordo com a educadora ambiental do bosque, Monalisa Miranda, a ideia da visitação é despertar consciência ambiental nos pequenos e mostrar a importância da participação desde cedo quanto à questão da conservação do meio ambiente.
“Quando recebemos as crianças contamos um pouco da história do parque, falamos sobre a fauna, a flora sobre a importância da conservação ambiental, para que eles aprendam a importância de proteger o meio ambiente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, destacou a educadora.
A curiosidade e o encantamento em ver aves e bichos tomaram de conta de cada criança. Para muitos, essa foi a primeira vez que tiveram um contato tão próximo com a natureza, tudo era um mistério para os pequeninos que se revezavam nas perguntas. Foi a primeiras vez que a aluna Mônica Gomes, de 12 anos visitou o Bosque dos Papagaios. Ela disse que estava surpresa e que havia gostado do resultado.
“Gosto da natureza. Nunca tinha vindo aqui antes e achei muito bonito”, contou Mônica. O aluno Kauã Araújo, de 12 anos, ficou feliz em poder ter esse contato com um ambiente como o Bosque. “Quero voltar outras vezes porque esse lugar é muito bonito”, garantiu.
A educadora social do Cras Centenário, Mociana Alves, que acompanhou as crianças, a visita foi importante para conscientizar as crianças quanto o cuidado e proteção do meio ambiente e ainda aproximá-los da realidade da cidade, uma vez que o verde está presente por toda parte de Boa Vista.
“Como as férias escolares de alguns acabam essa semana, resolvemos fechar esse período de colônia de férias com essa visita ao Bosque. É uma forma de proporcionar a essas crianças esse contato com a natureza. Como muitos ainda não conheciam o lugar foi uma surpresa ver de perto os bichos e a beleza do Bosque. Eles ficaram encantados”, contou a educadora.
As visitas monitoradas podem ser solicitadas no próprio Bosque que também é aberto para visitações de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sábado e domingo o horário para visitação é das 14h às 18h. O Bosque não abre nos feriados.
Deixe um comentário
Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.