Jornal de Roraima
ÚLTIMAS Jornal de Roraima 
 (95) 3625-5190
institucional  |  contato
   | 

Saúde

Hospital da Criança reduz infecção primária de corrente sanguínea

A prefeitura de Boa Vista tem avançado cada dia na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos na Saúde municipal. Uma das conquistas é a redução significativa de infecção hospitalar da corrente sanguínea na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, que garantiu ao Hospital da Criança Santo Antônio – HCSA a Certificação Ouro da Associação Hospital Samaritano.

  Por Imprensa
  16/02/2018 às 08h08
Uma das conquistas é a redução significativa de infecção hospitalar da corrente sanguínea na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. | Foto: © Eduardo Andrade

A prefeitura de Boa Vista tem avançado cada dia na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos na Saúde municipal. Uma das conquistas é a redução significativa de infecção hospitalar da corrente sanguínea na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, que garantiu ao Hospital da Criança Santo Antônio – HCSA a Certificação Ouro da Associação  Hospital Samaritano.

Para a prefeita Teresa Surita, essa conquista demonstra o quanto a Saúde municipal tem avançado. “Temos trabalhado bastante para que a Saúde de Boa Vista se torne referência e para isso temos buscado parcerias de instituições de peso e que podem nos ajudar nesse objetivo. Fico feliz pela certificação ouro concedida ao hospital, pois reconhece o trabalho e a dedicação de nossos excelentes profissionais, no cuidado dos nossos pequenos”.

O HCSA recebeu a Certificação Ouro no início deste ano, por alcançar um período de nove meses sem infecção primária de corrente sanguínea na UTI neonatal e pediátrica. “A parceria com Hospital Samaritano foi iniciada em 2015 com objetivo de implantar boas práticas na UTI, com treinamentos no setor e cursos à distância ofertados pela instituição, além do monitoramento das ações desenvolvidas para evitar infecção”, explica o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, que afirma que a parceria deve continuar. 

Em março de 2017 todos os profissionais que atuam na UTI do HCSA passaram pelo treinamento com foco na redução de infecção primária.“O índice de infecção hospitalar era alto e hoje estamos com o índice reduzido consideravelmente. Nosso objetivo é continuar nesse mesmo nível para garantir uma assistência segura e de qualidade aos nossos pacientes”, destaca a diretora geral do HCSA, Mareny Damasceno.

O médico infectologista Domingos Sávio Matos destaca que o HCSA está há um ano sem registrar infecções de corrente sanguínea. “Após o curso, e a utilização do PIC, um cateter periférico, reduziu bastante a necessidade do acesso venoso central, por conseguinte reduziu também o número de infecções. Hoje, sem dúvida, o índice de porcentagem de infecção dentro da UTI é uma das menores do país. Fico feliz por fazer parte da equipe, é um reconhecimento muito importante para a gente como profissional”.

As infecções são associadas ao uso de um cateter venoso central, tubo plástico inserido em uma veia grossa do paciente para aplicação de medicamentos e monitoramento da pressão arterial. As infecções da corrente sanguínea são mais graves, pois causam mais morbidade, aumentam o tempo de internação e podem evoluir para óbito.

Uma das conquistas é a redução significativa de infecção hospitalar da corrente sanguínea na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, que garantiu ao Hospital da Criança Santo Antônio – HCSA a Certificação Ouro. | Foto: © Eduardo Andrade
Em março de 2017 todos os profissionais que atuam na UTI do HCSA passaram pelo treinamento com foco na redução de infecção primária. | Foto: © Eduardo Andrade

Jornal de Roraima

Seja o primeiro a comentar esta matéria!

Deixe um comentário

Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.

(caracteres restantes: 1000)
* Campos obrigatórios!

Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Jornal de Roraima
Jornal de Roraima
2017 © Todos os direitos reservados.
Conheça nossa política de privacidade.
Agência Telos