Nesta quinta-feira, 15, a prefeitura de Boa Vista realizou uma ação de levantamento de casos suspeitos e de vacinação no abrigo de venezuelanos, no bairro Tancredo Neves. A ação faz parte do plano emergencial frente à confirmação do caso de sarampo, no início da semana e mais dois casos suspeitos, notificados ainda nesta quinta-feira.
Foram imunizados neste abrigo cerca de 100 pessoas, e a equipe de vigilância epidemiológica ainda fez o monitoramento de possíveis casos na praça Capitão Clovis. Desde que começou as ações preventivas, a prefeitura já imunizou cerca de 300 venezuelanos e tem monitorado os possíveis casos suspeitos.
A superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues destaca a importância das ações. “Esse é um momento de verificar a situação vacinal das pessoas aqui do abrigo e, caso não estejam imunizados, a gente faz a vacinação”.
A prefeitura orienta a população sobre a importância de manter a carteira de vacina em dia. “Aqueles que não tiverem se imunizado contra a doença devem procurar uma unidade de saúde”, explica a superintendente.
Além da verificação vacinal nos abrigos e praças, onde se encontram os venezuelanos, a prefeitura disponibiliza a vacinas nas unidades básicas de saúde o ano inteiro, em horário comercial. Além dos horários estendidos até a meia-noite no Mariano de Andrade, Caranã, Aygara Motta no Cidade Satélite, Olenka Macellaro, no Caimbé e Délio Tupinambá, no Nova Cidade.
As vacinas são suficientes para atender a toda população, tanto brasileiros quantos estrangeiros.
Deixe um comentário
Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.