Durante cinco dias, dois professores da Rede Estadual de Ensino participam da capacitação do Programa STEM TechCamp BRASIL, uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico e apoio da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e do Grupo +Unidos.
O programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.
O professor Diego Almeida, responsável pela realização das Feiras de Ciências nas escolas estaduais é um dos participantes, ele explicou como estão sendo os cinco dias de atividades na USP.
“Temos a oportunidade de discutir e aprender algumas ferramentas tecnológicas e como disseminar o STEM no Brasil. São cinco dias de atividades intensas, aprendendo as ferramentas e já trabalhando em cima de problemáticas dos Estados. Iremos sair daqui com um plano de ação voltado para essas questões que estão sendo levantadas para o desenvolvimento do STEM no país”, pontuou.
Outro professor de Roraima que participa do Programa é Ezequias Souza Queiros, representando a Escola Estadual Geraldo da Silva Pinto de
Alto Alegre.
STEM – No contexto educacional, o termo STEM hoje tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática do aprendizado. O ensino e a aprendizagem STEM carregam consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto dessas disciplinas no mundo. Um dos grandes objetivos desse modelo de ensino é preparar estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã.
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