O canal de irrigação do Projeto Passarão, localizado na zona rural de Boa Vista, atende cerca de 20 famílias de produtores rurais. E desde o início da semana recebe serviços de limpeza.
O maquinário da Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) retira do fundo do fosso, a lama acumulada que dificultava o fluxo da água pelas fitas de irrigação até as propriedades. O trabalho garante qualidade na prestação do serviço e redução de prejuízos.
No Projeto Passarão a agricultura familiar é forte no ramo de fruticultura, com destaque para a produção de banana e melancia. Conforme o secretário Gilzimar Barbosa, desde 2015 os produtores da localidade contam com o apoio do Governo do Estado por meio do serviço de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) prestado pelos profissionais que atuam na CPR (Casa do Produtor Rural) de Boa Vista.
Já o canal de irrigação, vem recebendo constantes serviços de manutenção nos últimos três anos. Porém uma limpeza da maneira que está sendo feita não era executada desde a fundação do Projeto Passarão, no início da década de 1990.
“Os produtores daquela região nunca ficaram desassistidos. Desta vez eles nos relataram problemas com o entupimento do canal e prontamente nos disponibilizamos em resolver”, assegurou o secretário.
O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Passarão, Israel Lima, revelou que há algum tempo os produtores relatavam prejuízos com filtros e fitas de irrigação.
“A lama impedia que a água escorresse pelas fitas e causava, danos nos filtros. Eles tinham que trocar e dar manutenção nestes equipamentos a cada ano, mas com a execução deste serviço isso não será mais necessário”, explicou.
Ele afirmou ainda que os serviços devem ser concluídos nos próximos dias. “O canal tem 2,4 quilômetros de extensão. As máquinas já retiraram bastante sujeira e já percorreram boa parte do trajeto. A limpeza ajudou a melhorar o fluxo da água e deve melhorar ainda mais nos próximos dias, após a conclusão”, disse.
Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.
2 Comentários /Comentar [...]
Alonço
28/08/2019 11:34:27Gostei muito bacana
mayk
24/04/2022 12:56:21o governo manda maquinas pra arar ,e poucos sao privegiados