Jornal de Roraima
ÚLTIMAS Jornal de Roraima 
 (95) 3625-5190
institucional  |  contato

Zona Rural

Cooperativas e Associações recebem maquinários e insumos agrícolas

A proposta é que as entidades fiquem responsáveis pelo planejamento da utilização do maquinário e insumos pelos agricultores associados e sejam acompanhados pela equipe da SMAI com a assistência técnica.

  Por Imprensa
  23/02/2018 às 14h44
A prefeita Teresa Surita esteve presente na assinatura do termo de cautela. | Foto: © Eduardo Andrade

Os agricultores familiares do município de Boa Vista comemoram mais uma conquista. Na tarde desta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas – SMAI, realizou a assinatura do termo de cautela de tratores com implementos e insumos agrícolas que serão entregues para as Associações e Cooperativas habilitadas no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

A proposta é que as entidades fiquem responsáveis pelo planejamento da utilização do maquinário e insumos pelos agricultores associados e sejam acompanhados pela equipe da SMAI com a assistência técnica.

 

Ao todo três cooperativas e cinco associações, receberão oito tratores acompanhados dos implementos compatíveis com as culturas pretendidas por cada produtor ou entidade. De insumos serão repassados mil toneladas de fertilizante e oito mil toneladas de calcário, lembrando que essas quantidades não são definidas aleatoriamente, é a análise de solo já realizada na maioria das propriedades que informa a recomendação de fertilizante que precisa ser aplicado para deixar o solo em perfeitas condições de fertilidade.

 

A prefeita Teresa Surita esteve presente na assinatura e destacou com orgulho que todos os equipamentos e insumos que serão entregues foram adquiridos com recursos da Prefeitura. “Com a insistência, permanência e a preocupação de pessoas compromissadas em fazer a diferença, nós temos a oportunidade de trabalhar onde se encontra o maior potencial para o desenvolvimento do estado e do município que é o agronegócio. Precisamos de muito ainda, mas temos a certeza de que com o primeiro passo as coisas começam a acontecer e já estamos fazendo isso”, destacou.

 

Dalva Conceição da Silva, agricultora familiar do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I Truarú e coordenadora do Polo da Batata Doce, agradeceu a todos pelo apoio e disse estar satisfeita com o trabalho que já esta sendo realizado pela secretaria. “Nós estamos no caminho certo para fazer acontecer o desenvolvimento do município no campo. O apoio da secretaria é fundamental e me sinto muito feliz em ver que esse maquinário será muito bem utilizado pelos agricultores”, concluiu.

 

O secretario municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Marlon Buss enfatizou que o plano municipal do agronegócio é uma proposta estruturada, consistente e não baseada em doações. “Nós da Secretaria Municipal de Agricultura estamos prontos para levar o que há de melhor para o campo. E nessa estrutura de trabalho nós financiaremos todos os agricultores que quiserem fazer parte desta proposta, e esse financiamento será de crédito para as cooperativas e associações para que se estruturem e tenham consistência para realizar investimentos e consequentemente atender as demandas que surgirão daqui para a frente”, frisou.

Expedito Carlos da Silva agricultor familiar do P.A Nova Amazônia Polo I há 14 anos, disse que os produtores sofrem no campo devido a falta de uma máquina agrícola e nem sempre realizam o plantio na época correta. “Esse maquinário com certeza veio em uma hora boa, é uma necessidade nossa e acreditamos que este ano será de grande avanço para o produtor na agricultura familiar”, finalizou.

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio tem como objetivo criar condições seguras aos produtores com a aplicação de tecnologia moderna a fim de garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras. Em contrapartida ocorre o fortalecimento das cooperativas e associações com o aumento do número de associados e o reinvestimento na ampliação, melhoria e na abertura de área para outros produtores tornando assim a entidade autossustentável.

Ao todo três cooperativas e cinco associações, receberão oito tratores acompanhados dos implementos compatíveis com as culturas pretendidas por cada produtor ou entidade. | Foto: © Eduardo Andrade
O secretario municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Marlon Buss enfatizou que o plano municipal do agronegócio é uma proposta estruturada, consistente e não baseada em doações. | Foto: © Eduardo Andrade
O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio tem como objetivo criar condições seguras aos produtores com a aplicação de tecnologia moderna a fim de garantir o melhor desempenho produtivo nas lavouras. | Foto: © Eduardo Andrade

Jornal de Roraima

Seja o primeiro a comentar esta matéria!

Deixe um comentário

Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.

(caracteres restantes: 1000)
* Campos obrigatórios!

Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Jornal de Roraima
Jornal de Roraima
2017 © Todos os direitos reservados.
Conheça nossa política de privacidade.
Agência Telos