A Prefeitura de Boa Vista começou o ano letivo de 2018 dando mais um passo histórico para a melhoria da educação infantil no município. A novidade é que foram contratados 59 professores pedagogos, aprovados no último seletivo, para atender as 1844 crianças de dois e três anos, matriculadas nas 33 Casas Mãe e nas seis Proinfâncias da capital.
Esse avanço reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, levando em consideração os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais.
Antes, essas unidades contavam apenas com cuidadores, com a inclusão de professores, a prefeitura fortalece a proposta de trabalho que vem sendo feita em Boa Vista voltada à primeira infância, enriquecendo a parte pedagógica que é desenvolvida com as crianças.
“Trazer esses profissionais foi uma necessidade, isso foi posto no Plano Nacional de Educação e, desde 2015 a prefeitura vem lutando para que tudo ocorra conforme previsto no plano. Nós fizemos o Plano Municipal de Educação, que também contempla professores nas unidades de Casas Mãe e Proinfância. Boa Vista é considerada a capital da primeira infância, e a prefeita Teresa vem investindo muito nesse trabalho com nossas crianças”, disse a secretária municipal de Educação, Keila Tomé.
Capacitação – Conhecer para melhor fazer
E para que esses profissionais pudessem conhecer um pouco mais da política adotada pela prefeitura sobre a importância da primeira infância, eles passaram por uma capacitação nesta sexta-feira, 23, ministrada pela enfermeira do programa Família Que Acolhe, Valéria Reinbold. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
“Esses professores precisam conhecer a importância da primeira infância porque eles vão trabalhar com crianças que estão na primeiríssima infância, que é essa idade que vai até os três anos. Anteriormente os cuidadores também passam por uma capacitação, com isso vamos ter um conjunto de profissionais dentro da educação que tem esse entendimento sobre a primeira infância e vão poder contribuir para o desenvolvimento dessas crianças”, frisou Valéria.
Ela ressalta que as crianças que atualmente estão nas Casas Mãe e Proinfância serão crianças mais preparadas e melhor desenvolvidas, uma vez que estão na fase em que se processam as informações com mais agilidade. “Essas crianças estão sendo presenteadas com essa estratégia da prefeitura de Boa Vista em inserir um professor para contribuir com todo esse trabalho que já vem sendo desenvolvido com a primeira infância”, destacou Valéria.
Em 2017 cuidadores das Casas Mãe e creches Proinfância também participaram do curso de formação sobre a primeira infância. No total 165 profissionais participaram da qualificação que abordou, entre outros temas: linguagem e comunicação, musicalidade, psicomotricidade e desenvolvimento da primeira infância. O curso teve duração de 60 horas e foi dividida em duas etapas, a primeira ocorreu em julho e a segunda em dezembro.
“Para mim é tudo novo e bem diferente. Eu sempre trabalhei com ensino fundamental e agora estou trabalhando com crianças, é um universo diferente. A capacitação veio para dar uma luz de como a gente pode trabalhar com esse público, além de ser uma oportunidade de aprendizado, de adquiri conhecimento e poder contribuir com o desenvolvimento dessas crianças”, contou a professora Maria Emília Barbosa, uma das participantes da capacitação.
Deixe um comentário
Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.