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Prefeitura avança na resolutividade de demandas da Ouvidoria do SUS

A prefeitura tem trabalhado pela melhoria da saúde em Boa Vista, construindo e melhorando as unidades e investido em um atendimento humanizado e de qualidade.

  Por Imprensa
  26/02/2018 às 16h37
As manifestações recebidas têm servido para balizar a estratégia e melhorar ainda mais os serviços de saúde. | Foto: © Eduardo Andrade

A Prefeitura de Boa Vista tem avançado diariamente na resolutividade de manifestações efetuadas na Ouvidoria do SUS. Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde reestruturou a Ouvidoria e passou a divulgar os canais de acesso para a população nas unidades de saúde. O tempo de resposta padrão é de 20 dias. Em 2017, quase 80% das manifestações foram atendidas abaixo desse prazo.

As manifestações recebidas têm servido para balizar a estratégia e melhorar ainda mais os serviços de saúde. “Sabemos que precisamos avançar muito ainda, mas hoje a realidade da nossa ouvidoria é outra, as pessoas não tinham muito conhecimento sobre os canais de acesso que podiam utilizar e além de denúncias e reclamações, hoje recebemos muitos elogios na prestação dos nossos serviços, além de sugestões e solicitações. A ouvidoria é um canal essencial para que nós possamos melhorar ainda mais os nossos serviços”, destaca a prefeita de Boa Vista Teresa Surita.

Após a reestruturação dos canais, as manifestações aumentaram em 180% em relação a 2016. Em 2017 foram registradas 5.259 manifestações, desse número 12%  são de denúncias, 34% reclamações, 9% de sugestões, 18% solicitações e 27% elogios.

“Após algumas mudanças em nossas caixas coletoras e a divulgação dos canais, as pessoas passaram não apenas reclamações e denúncias, mas sugestões, solicitações e a elogios aos atendimentos recebidos, isso é bom, porque vai dando norte para a gestão”, explica o ouvidor, Antônio Carlos Gonçalves.

A prefeitura tem trabalhado pela melhoria da saúde em Boa Vista, construindo e melhorando as unidades e investido em um atendimento humanizado e de qualidade. “A ouvidoria tem sido a voz do cidadão e as manifestações têm nos ajudado a melhorar ainda mais a prestação dos serviços oferecidos", destaca o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

A Ouvidoria do SUS é a pioneira em todo o Brasil e em Boa Vista possui seis canais de acesso: Disk Saúde, 156 e 136; e-mail ouvidoriasmsa@gmail.com; 38 urnas distribuídas em todas as unidades da rede; telefone (95) 3621-1012 e também de forma presencial na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Coronel Mota, 418, Centro.


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