Ao todo, 53 alunos da rede estadual de ensino vão representar Roraima na CNIJMA (Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente), que vai trabalhar a temática “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. No primeiro momento, o grupo está mobilizando as escolas para a realização das etapas anteriores à Nacional.
A Conferência é um processo que mobiliza escolas brasileiras públicas e privadas, assim como escolas de comunidades indígenas, para estimular a pesquisa, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais.
A chefe de divisão de Educação Ambiental da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Erriete Maduro, explicou que o evento envolve quatro etapas em nível local, estadual e nacional.
“A primeira é a realização das oficinas, momento preparatório da Conferência nas escolas e de formação dos responsáveis pela condução das atividades. Depois eles vão se unir com os alunos para dialogar sobre como transformar a escola em um espaço educador sustentável”, disse Erriete.
Depois disso, os estudantes vão participar da Conferência Estadual que vai ser realizada do dia 25 a 27 de abril. Erriete destacou que esse é o momento em que vão ser eleitos os delegados e suplentes para participar da etapa nacional.
“Eles vão aprofundar os estudos e diálogos sobre a temática da água propiciando um espaço de intercâmbio e troca de conhecimentos. Nessa etapa vai ser realizada a eleição da delegação de um projeto de ação para representar o Estado na Conferência Nacional”, informou.
Ela falou ainda da importância da Conferência para os estudantes e também para as escolas. “Além da participação do evento em Brasília, esperamos como ponto positivo, a promoção de um processo permanente de educação ambiental e a mobilização para a realização de estudos, pesquisas e projetos”, frisou.
A V Conferência Nacional Infantojuvenil vai ser realizada em Brasília (DF), no período de 15 a 19 de junho e vai contar com a participação de delegados de 11 a 14 anos.
Deixe um comentário
Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.