Jornal de Roraima
ÚLTIMAS Jornal de Roraima 
 (95) 3625-5190
institucional  |  contato
   | 

Bombeiros

Corpo de Bombeiros divulga balanço geral da operação

Um total de 67 estabelecimentos, dentre casas de festas, clubes e locais similares onde há concentração de público, foram fiscalizados entre os dias 2 de novembro e 28 de dezembro.

  Por Imprensa
  29/12/2017 às 18h37
Dentre as irregularidades constatadas, problemas como extintores vazios e ausência de auto de vistoria estão no topo da lista | Foto: © SAMUEL BENTO

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), por meio da Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos encerrou as atividades da Operação Boas Festas, que iniciou no mês de outubro com orientações educativas e posteriormente, ações de fiscalização em bares, boates e locais de evento com reunião de público.

Durante os três últimos meses do ano, as atividades do CBMRR estiveram voltadas para a orientação e fiscalização das condições dos sistemas preventivos de incêndio e pânico exigidos em lei, com objetivo de evitar danos à vida e preservar o patrimônio.

Um total de 67 estabelecimentos, dentre casas de festas, clubes e locais similares onde há concentração de público, foram fiscalizados entre os dias 2 de novembro e 28 de dezembro.

A atividade faz parte da rotina do CBMRR e foi intensificada nos últimos dois meses de 2017, tendo em vista, a proximidade dos eventos e festas decorrentes das comemorações de fim de ano.

O comandante geral do CBMRR, coronel Doriedson Silva Ribeiro, explicou que a Operação Boas Festas é uma forma de conscientizar os proprietários dos estabelecimentos comerciais e alertar sobre a importância de cumprir todas as medidas de segurança exigidas na legislação para uma atuação eficaz, caso exista uma eventual necessidade de evacuação do local sinistrado com concentraç&atild e;o de público.

“Com o término da operação demos um passo importante para que os eventos transcorram dentro da normalidade, visto que nessa época do ano muitos bares e boates promovem diversas programações festivas. A fiscalização e regularização junto ao CBMRR são imprescindíveis para que os estabelecimentos proporcionem segurança aos usuários e que os proprietários ou respons áveis estejam devidamente assegurados caso ocorra algum sinistro”, salientou.

Segundo o diretor de Prevenção e Serviços Técnicos do CBMRR, coronel Jefferson Abreu, a operação constatou inúmeras irregularidades, mas o resultado atendeu o objetivo da operação.

“De todos os estabelecimentos vistoriados que apresentaram irregularidades, 90% atenderam as recomendações, ficando apenas 10% com pendências junto ao CBMRR. Estamos aguardando as empresas que ainda não atenderam o que prevê a Lei Complementar nº 082 e 083, no que se refere às medidas de proteção e segurança, para que possam se adequar e que não sejam penalizadas com aplicação de multas ou até mesmo com uma possível interdição”, frisou Abreu.

O diretor destacou ainda a importância da realização da operação para a sociedade nesta época do ano. "O aumento do movimento em casas de festas, clubes e boates em razão das festas de fim de ano, requer além da fiscalização quanto ao sistema de prevenção a incêndio e pânico coletivo, um reforço educativo com intuito de conscientizar os responsáveis para que regularizem seus estabelecimentos comerciais junto ao CBMRR e evitem a ocorrência de desastres com perdas de vidas humanas e danos materiais".

As vistorias de rotina permanecem efetivas durante todo o decorrer do ano e são realizadas pelo Centro de Vistoria e Análise de Projetos da DPST, e apontam que o sistema preventivo ainda é a principal medida de segurança nos estabelecimentos comerciais, sendo que alguns itens obrigatórios do sistema preventivo como sinalização de emergência, iluminaç ão de emergência e extintor podem evitar uma situação de sinistro, visto que se algum desastre acontecer, os custos podem ser maiores do que o investimento na parte de prevenção.

BALANÇO GERAL DOS RESULTADOS DA OPERAÇÃO BOAS FESTAS

ORD PRINCIPAIS PENDÊNCIAS DOS ESTABELECIMENTOS

VISTORIADOS CONFORME LEGISLAÇÃO EM VIGOR

(LC Nº 082/083)

QUANT/ESTAB
01 Recarga de Extintores 11
02 Não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros 9
03 Ausência de extintores ou extintores insuficientes 7
04 Acondicionamento do gás de cozinha (GLP) em local impróprio 7
05 Falta de projeto aprovado pelo CBMRR 6
06 Obstrução do acesso aos Extintores 6
07 Extintores sem lacres 5
08 Extintores vencidos 4
09 Extintores despressurizados 3
10 Instalação e posicionamento incorreto de extintores 3
11 Não possuem o projeto na edificação 3
12 Não permanecer com o Auto de Vistoria do CBMRR no estabelecimento 3
13 Ausência da Sinalização de Emergência 3
14 Alarmes desligados 2
15 Ausência de chaves de mangueiras nos hidrantes 2
16 Ausência de guarda corpo 2
17 Iluminação de emergência desligado 2
18 Ausência de placas da capacidade/lotação de público do estabelecimento 2
19 Saídas de emergência obstruídas 2
20 Extintores recarregados em empresas não credenciadas 1
21 Hidrantes sem as mangueiras 1
22 Ausência de placas de lotação máxima permitida no estabelecimento 1
23 Capacidade de lotação do estabelecimento diferente do aprovado no projeto aprovado pelo CBMRR 1

Foi observado um total de 86 pendências, sendo que as 10 mais comuns seguem elencadas no quadro abaixo, de forma percentual em relação ao total de estabelecimentos vistoriados.

ORD PERCENTUAL DOS ÍTENS DE SEGURANÇA COM PENDÊNCIAS DE REGULARIZAÇÃO %
01 Extintores Vazios 18%
02 Ausência do Auto de Vistoria emitido pelo CBMRR 15%
03 Ausência de Extintores 12%
04 Ausência do Projeto aprovado pelo CBMRR 10%
05 Acondicionamento do gás de cozinha (GLP) em local impróprio 10%
06 Obstrução do acesso aos Extintores 10%
07 Extintores sem lacres de segurança 8%
08 Extintores com prazo de validade vencido 7%
09 Extintores despressurizados 5%
10 Instalação incorreta dos Extintores 5%
Fonte: Governo de Roraima
Artigo: SAMUEL BENTO

Jornal de Roraima

Seja o primeiro a comentar esta matéria!

Deixe um comentário

Seu telefone e e-mail NÃO serão exibidos ao público.

(caracteres restantes: 1000)
* Campos obrigatórios!

Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Jornal de Roraima
Jornal de Roraima
2017 © Todos os direitos reservados.
Conheça nossa política de privacidade.
Agência Telos